Respondendo ao chamado de Deus

Base bíblica: Mateus 20:1-16, Lucas 12:42-46, Atos 1:6-8.
Introdução: Wilmar entrou no Seminário Bíblico convencido de que servir ao Senhor onde quer que fosse, Jorge fez o mesmo, com a diferença que em sua mente a imagem de um pastor bem-sucedido.
Wilmar foi atribuído a um subúrbio a leste de Santiago de Cali. Havia um templo antigo, mas de bambu e de construção de estanho com bancos de madeira. Não era o que eu esperava, mas continuou a lutar porque a sua mente ficou claro que, se Deus o chamou, ele lhe daria a vitória.
George renunciou ao pastorado após três semanas. Não foi possível resistir à instabilidade econômica e concluiu com palavras fortes: ". Isto não é para mim" Arquivado seu diploma de bacharel em teologia e agora vende aparelhos no centro da cidade.
A pastoral recurso de custo, bem como a importância de permanecer fiéis. Três dos aspectos que iremos abordar a seguir.
É extremamente importante considerar que o serviço na obra de Deus é um ministério que envolve sacrifício, convicção e perseverança. Deus valoriza o nosso trabalho.Não conta quem faça muito, mas sim que o faça com fidelidade e consciência.
I - Na obra do Senhor conta quem assume a chamada (Mateus 20:1-16).
1 .- Alguns se preocupam mais por ser os primeiros e ter figuração, que por valorizar seu chamado. vv.2-5).
a. - Diante de Deus, é de igual valor, quem tem doutorado em teologia, como alguém que serviu no ministério cristão a partir do canto.
b. - Diante de Deus é de igual valor ao serviço de uma igreja grande como uma pequena congregação.
2 .- Deus valoriza cada um dos ministros cristãos que servem em seu trabalho (vv.6, 7).
a- Se você acha que já fez o suficiente, mas o que você faz com fidelidade a Deus, encorajamento, o Senhor conhece e aprecia seus esforços.
b - Deus tem uma recompensa para aqueles envolvidos em seu trabalho. Seja fiel e seja forte (vv.8-10).
3 .- É provável levantar a inveja, críticas e oposição entre os ministros cristãos, mas tal atitude não glorificar a Deus nem a Sua obra (vv.11-15).
4 .- Quem está consciente de que ele é um escolhido por Deus para servir em Sua Obra permanece fiel (v. 16).
II .- Na obra do Senhor conta quem permanece fiel ao convite (Lucas 12:42-46).
1 .- A fidelidade ao chamado é uma disposição do coração e da alma que Deus espera de seus ministros (vv.42, 43).
a. - Qual é a sua vontade e fidelidade ao ministério cristão a que fostes chamados por Deus?
b. - Você identificou os fatores que levaram a estagnação espiritual e / 0u a contemplar a possibilidade de renúncia ao ministério cristão?
2 .- Quem é fiel no pouco é fiel no muito (v. 44).
3 .- Se os nossos olhos não estão no Senhor Jesus Cristo, estamos em perigo de cair na complacência, ou talvez a experiência inversa espiritual (vv. 45, 46).
III .- Na obra do Senhor conta quem assume o desafio de desenvolver uma grande missão (Atos 1:6-8).
1 .- Deus tem em seu propósito divino, alcançar o mundo com as Boas Novas (Atos 1:6-8).
a. - A proclamação do Evangelho não conhece fronteiras.
b. - Nunca será suficiente o esforço que fazemos para alcançar as nações com o evangelho de Jesus Cristo.
c. - Há sempre algum território que é necessário para alcançar o reino de Deus.
2 .- Deus usa instrumentos humanos para realizar seu propósito de alcançar o mundo com as Boas Novas (Atos 9:3-5).
a. - O trato de Deus com Saulo foi diferente do que os outros discípulos. Deus trata com cada um de forma especial (vv.3, 4).
b. - Você deve ter um encontro pessoal com Jesus de maneira permanentemente (v. 5).
3 .- Deus espera que aqueles que recebem a chamada para servi-Lo em Sua obra, aceitar o desafio (Atos 9:6, 10-19).
a. - A pergunta chave: "Senhor, que queres que eu te faça?" (v. 6).
- Deve haver a aceitação ao chamado de Deus.
- Deve haver disponibilidade para servir na obra de Deus.
b. - A missão de Paulo envolvia uma cota de sacrifício (v. 6).
c. - O Plano de Deus, Paulo foi um escolhidos (v. 15 a).
d. - A missão de Paulo era para levar o Evangelho aos gentios, os reis e os israelitas (v. 15 b).
Conclusão:

Na obra do Senhor, ninguém é menos. Imagine por um instante o momento em que todos os ministros, de todas as línguas, nações e denominações, encontrarmos com o Senhor Jesus Cristo. O que você acha que será a sua localização onde temos a grande ceia?

É provável que para alguns é difícil de assimilar, talvez você não iria, e louvo a Deus por isso! Porque somos todos iguais perante o Senhor.

Somos instrumentos nas mãos d'Aquele que nos chamou, e nossa principal preocupação deve ser que, no final de nossas vidas, nós vamos estar na presença de Jesus, na tranqüilidade de um dever cumprido (2 Timóteo 4:7, 8).

Comentários
1 Comentários

Clique play para abrir o vídeo.